Festival Gastronômico Pernambuco à Mesa vai reunir 20 chefs e restaurantes, cervejarias artesanais e música no Centro Cultural Mercado Eufrásio Barbosa de sexta a domingo


O Governo de Estado, por meio da Diretoria-Geral de Economia Criativa da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Adepe), ligada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, em parceria com o Instituto César Santos e o Sebrae, realizará, neste final de semana, mais uma edição do Festival Gastronômico Mercado Eufrásio Barbosa. Desta vez, sob o tema “Pernambuco à Mesa’’, 20 chefs e restaurantes vão oferecer pratos especiais que valorizem a tradição e a produção culinária pernambucana, em especial a comida de mercado. 

“O Festival é uma grande ação de economia criativa, que reúne vários setores importantes da nossa produção cultural como música, gastronomia e bebidas com selo pernambucano, marcas que fazem parte do nosso mais recente equipamento inaugurado, que é a Loja de Bebidas de Pernambuco,aqui no Armazém 11, no Marco Zero”, explica a diretora de Economia Criativa da Adepe, Márcia Souto. O evento, que acontece entre a sexta-feira (21), o sábado (22) e o domingo (23), ainda terá uma cozinha-show com oficinas gratuitas, cervejarias artesanais e uma extensa programação musical com artistas do estado, agitando o público presente.

CHEFS E RESTAURANTES// Quem passar pelo festival, vai poder se deliciar com pratos assinados por chefs e restaurantes que são referências na gastronomia pernambucana tradicional e contemporânea, selecionados através de uma curadoria, após edital de chamamento público, divulgado pela Adepe. O cardápio oferece refeições que vão desde a culinária sertaneja, passando pela confeitaria, até frutos do mar, incluindo opções veganas.

Confira a lista completa com os chefs e restaurantes:

Oficina do Sabor

Chef Adriano Oliveira

Chef Ana Karinina

Charcutaria Sertaneja (Chef Rafhael Diniz)

Chef Lúcia Soares

KoletivoGastrô

Nina Burkhardt - Crânio Verde

Cláudia Luna

Bar do Amparo

Policozinha Culinária Afetiva

Metá - Arte Cozinha

Comadre Coxinha - Amanda Escobar

Chef Bárbara Vieria

Boucherie Marine

Chef Robson Lustosa

Alafiá Confeitaria Artesanal

Santorini Culinária Mediterrânea

Chef Rapha Vasconcelos

Hu'gourmet

Gastronomia Recife - Cozinha Itinerante


AULAS-SHOW// Além de saborear todas as delícias oferecidas no evento, quem passar pelo Festival Gastronômico Pernambuco à Mesa também vai poder aprender a cozinhar pratos típicos da culinária pernambucana. Durante os três dias de evento, 10 chefs vão compartilhar seus segredos, ensinando o passo-a-passo de receitas deliciosas para que o público presente possa levar um pouquinho do festival para casa.


Confira a programação completa das oficinas:

21/10

16h30 - 17h15: Hiago Magalhães

17h30 - 18h15: Alfredo Cândido

18h30 - 19h15: Barbara Fonseca

 

22/10

13h30 - 14h15: César Bastos

14h30 - 15h15: Charles Assis - Koletivo Gastrô


15h30 - 16h15: Bárbara Vieria

16h30 - 17h15: Rafhael Diniz

 

23/10

14h30 - 15h15: Lúcia Soares

15h30 - 16h15: Nina Burkhardt

16h30 - 17h15: Amanda Escobar

 

 

CERVEJARIAS// Para acompanhar toda essa variedade de pratos da culinária pernambucana, não poderia faltar a cerveja, bebida mais do que tradicional na gastronomia de mercado. Pensando nisso, o festival trará cinco cervejarias artesanais para deixar a experiência ainda mais saborosa e animada. São elas: Babylon, Manguezal, Duvália, Seis Punhos e Alamoa, com o chopp de vinho.

MÚSICA// Entre os artistas que vão fazer parte da programação cultural, estão referências da nova safra musical pernambucana. Na sexta-feira, a cantora e compositora Isadora Melo sobe ao palco abrindo o primeiro dia de festival com o seu novo álbum, Anagrama. No sábado, é a vez do cantor, compositor e guitarrista Marcelo Rangel se apresentar com as músicas do seu álbum "Quanto mais eu vou, eu fico". E para fechar o evento, a também cantora, compositora e multi-instrumentista Larissa Lisboa encerra a noite do domingo, trazendo em seu repertório canções autorais que têm influências nas músicas pop e nordestina, como forró e frevo.

 

Confira a programação cultural completa:

21/10

17h - DJ Pepe Jordão

20h - Isadora Melo

 

22/10

14h - DJ Pepe Jordão

17h30 - Banda Malakof

20h - Marcelo Rangel

 

23/10

13h - Dj Camila Dellitzer

14h - Arnaldo do Coco

17h - Cadillac 87

19h - Larissa Lisboa


MAIS ATIVIDADES CULTURAIS NO MERCADO// Durante os três dias de evento, o público ainda poderá conferir, no Centro Cultural Mercado Eufrásio Barbosa, exposições de artes visuais; espetáculo teatral, além do Museu do Mamulengo de Olinda; a loja do Centro de Artesanato de Pernambuco; a livraria da Companhia Editora de Pernambuco (Cepe) e a Feira de Orgânicos do equipamento.

 

As exposições de artes visuais acontecem nas nossas galerias 1 e 2, com as exibições “Luísa Maciel, uma pintora modernista no Agreste”, com curadoria do artista plástico Carlos Mélo, e “Inventário”, do olindense Raoni Assis. Além destas, a mostra Estampas de Quintal, de Bia Melo e Lin Diniz, ocupa a área da caldeira, ruína da fábrica de doces Fábrica de Doces e Conservas Amorim da Costa & Cia, que funcionou do prédio do equipamento entre o final do século 19 e o início do século 20.

 

No Teatro Fernando Santa Cruz, a ciaHabib& Valéria, se apresenta com espetáculo “O dia que a morte sambou”, no domingo (23). A peça mistura a técnica milenar do teatro de bonecos de sombras com a magia da cultura popular pernambucana. A entrada é gratuita e os ingressos serão distribuídos a partir das 16h no local.

 

SERVIÇO// O Festival acontece no Centro Cultural Mercado Eufrásio Barbosa, localizado na Avenida Joaquim Nabuco, s/n, Largo do Varadouro, Olinda.

Na sexta-feira, o evento tem início das 16h e vai até as 22h. No sábado e no domingo, o festival acontece das 12h até as 22h.

REALIZAÇÃO// O Festival Gastronômico Mercado Eufrásio Barbosa - Pernambuco à Mesa é uma realização do Governo do Estado, por meio da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Adepe), ligada à Secretaria de Desenvolvimento de Pernambuco, em parceria com o Instituto César Santos e o Sebrae. 

Redação
Redação

...