Dia do Orgulho Nerd: pratos da Jin Jin estão presentes nos animes, paixão dos brasileiros



Os animes, ou animações japonesas, são um enorme sucesso no Brasil e não é raro encontrar referências pelas ruas do país, seja em camisetas, bonecos ou objetos de decoração. Com tanta gente consumindo esse produto da cultura nipônica, é notória também sua expansão, incluindo a culinária, que acaba se tornando desejo dos espectadores, os chamados “geeks”, que têm seu próprio dia, em 25 de maio: o “Dia do Orgulho Nerd”.

A Jin Jin, maior rede de culinária asiática fast-food do Brasil em shoppings, da Halipar (Holding de Alimentação e Participações), possui, no cardápio, diversas das iguarias, que vão além do tradicional sushi, retratadas nessas obras.

A começar pelo yakisoba, já querido pelos brasileiros, nas versões tradicional, frutos do mar e vegetariano. O prato aparece em grande parte dos animes de culinária e até nos mais famosos, como em toda a série Dragon Ball, na qual o protagonista, Goku, é apaixonado e vive “empilhando” bowls.


Beef Bulgogi costuma ser representado como “Arroz com Carne” nos animes (Foto: Divulgação)

O Beef Bulgogi (carne bovina em fatias, repolho, cebola, cebolinha, pimentão vermelho, finalizado com gergelim torrado e molho picante à base de shoyu, servido com arroz) também costuma aparecer nos desenhos, sob a alcunha de “Arroz com Carne”, e até ganhou uma música especial no anime “Músculo Total”, pois é o prato favorito do protagonista, Kid Músculo. A iguaria, aliás, está no festival “Pratos Coreanos”, da Jin Jin. Os costumes daquele país também são bastante cultuados no Brasil, muito em razão da explosão do “K-pop”, “K-dramas” e dos “doramas”, as novelas locais. E a Jin Jin tem expertise na gastronomia da Coreia do Sul, cujo festival ainda conta com Corn Dog, Frango Apimentado, Kimbap e Bibimbap.

Já a série “One Piece”, um dos principais representantes dos animes atualmente, com mais de mil episódios sobre piratas em uma verdadeira “caça ao tesouro”, traz o cozinheiro Sanji, amigo do protagonista, o capitão Luffy, e membro de seu navio, criando diversas receitas e mantendo a tripulação bem alimentada. Um dos destaques é o frango frito e apimentado, um dos pratos favoritos de Luffy, novidade na Jin Jin também com o lançamento dos Pratos Coreanos. Sanji ainda costuma servir peixe empanado para os amigos, outro prato tradicional da rede.

E, é claro, os sushis são presença obrigatória em todas as obras: é muito comum ver hossomakis, uramakis, niguiris, entre outros, sendo servidos entre os personagens.

Animes de culinária fazem sucesso

Nos últimos anos, os animes temáticos de gastronomia têm conquistado grande espaço nos streamings, deixando os usuários com “água na boca”. Entre os mais famosos, estão “Food Wars”, “Yakitate!”, “Ben-To”, “Toriko”, “Restaurant From Another World”, “Gourmet Girl Grafitti” e “Isekai Izakaya”.

“Nerds” têm força de consumo

O mercado brasileiro de animes é muito poderoso, sendo o terceiro maior fora de Japão e China, atrás apenas de Estados Unidos e Índia. E isso se espelha no consumo. De acordo com uma pesquisa realizada pela Rakuten Digital Commerce, o público geek tende a gastar 40% a mais do que a média nacional, com um ticket médio de R$ 548, contra R$ 329. Já a NewZoo, uma das maiores empresas de dados do universo gamer, apurou que cerca de US$ 200 bilhões foram direcionados ao mercado nerd no ano passado. Por fim, segundo a ABF (Associação Brasileira de Franchising), o crescimento anual do mercado geek no Brasil é entre 5% e 10%.



Redação
Redação

...