
Além das exposições exclusivas: “Pajubá: a hora e a vez do close” de média duração e “Artes Dissidentes: o céu que brilha no chão”, de curta duração, o Museu da Diversidade Sexual anuncia nova programação para o mês de junho com diversas atividades. O espaço é uma instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas de São Paulo, destinado à preservação da memória, cultura e valorização da vida envolvendo a comunidade LGBTQIA+ e foi reaberto ao público no último dia 29.
Confira abaixo:
Terapia Comunitária Integrativa
No dia 7 de junho, das 10h às 12h, acontecerá o segundo encontro da Roda de Terapia Comunitária Integrativa, um espaço de acolhimento e escuta ativa, que tem como objetivo a criação de uma comunidade dinâmica, solidária, que legitima sua história e reconhece os valores de sua cultura.
A sessão, gratuita e aberta ao público, acontecerá no Centro de Empreendedorismo e Formações do MDS, na Avenida São Luís, 120 - República, São Paulo.
Cineclube Close Certo
No dia 22 de junho, às 16h serão exibidos os curtas “Travesthriller” (2014, 28’), de Orlando Pereira e Nívia Uchoa, e “Também sou teu povo” (2006, 13’), de Orlando Pereira e Franklin Lacerda. Com classificação indicativa de 14 anos, a atividade é gratuita e será realizada no Centro de Empreendedorismo do MDS, na Avenida São Luís, 120 - República, São Paulo.
Confira informações no site oficial do MDS.
Clube do Livro
No dia 24 de junho, às 19h acontecerá o quarto encontro do Clube do Livro, uma iniciativa do MDS que tem como objetivo disseminar obras autobiográficas de pessoas trans e travestis, além de fomentar o interesse pela literatura.
O livro escolhido para o mês de junho será ‘Eu, travesti (2019)’, de Luísa Marilac e Nana Queiroz. O encontro acontecerá de forma online e será gratuito, com a mediação feita por Caio Jade, transmasculine que faz doutorado na USP estudando tais autobiografias.
Para inscrições e mais informações, acesse o site oficial do MDS.
Novo episódio do Podcast MDS: “Xica manicongo - A travesti ancestral”
No dia 28 de junho, às 18h, será lançado um novo episódio do Podcast MDS, iniciativa do museu que tem como objetivo discutir temáticas em torno da diversidade sexual ao longo da história.
Disponível em todas as plataformas de áudio, o novo episódio abordará a história de Xica Manicongo, primeira travesti do Brasil. Como convidada para falar sobre o tema, o Podcast MDS receberá Aretha Sadick, atriz que está atualmente em filmagem do spin-off de "Cidade de Deus" e compõe o elenco fixo da série "Reencarne", da Globoplay
“Rolezinho”
Combinando os tradicionais “Rolezinho”, do Museu da Diversidade Sexual, e “Encontro Peripatético”, do Museu Casa Mário de Andrade, as duas instituições convidam o público a uma caminhada pelo Centro Novo de São Paulo no dia 29/06 às 10h. O grupo poderá explorar espaços que dialogam tanto com a obra e biografia do escritor paulista quanto com a história de profissionais do sexo e de pessoas LGBTQIA+.
A atividade será de classificação livre e gratuita. A ação educativa já foi premiada pelo IBRAM com o Prêmio Darcy Ribeiro de Educação Museal.
Para mais informações e inscrição nas atividades, acesse o site www.museudadiversidadesexual.org.br/programacao.