.jpg)
Junho promete ser animado no Museu do Amanhã! Serão eventos diversos, para todos os públicos, configurando uma programação que une ciência, educação, meio ambiente, música e diversão.
O mês começa com a SEMEIA - Semana do Meio Ambiente -, entre os dias 5 e 9, com oficinas artísticas e educativas, rodas de diálogo, visitas mediadas, feira de produtos sustentáveis, atrações para o público infantil, além da exposição de longa duração. Entre os destaques da SEMEIA temos o lançamento do minidocumentário “O Chamado do Cacique: Herança, Terra e Futuro”, com a presença do Cacique Raoni, retratado no filme, na quinta-feira, 6, às 16h; visitas mediadas com a narrativa “Trilhas da Florestania”; a atividade educativa “Museu na Rua”, que levará os visitantes a investigar e experienciar as diferentes espécies botânicas existentes na Zona Portuária; além da apresentação musical do Gigantes da Lira, encerrando o evento no domingo. A entrada é gratuita mediante inscrição no Sympla.
No fim de semana seguinte, em 15 de junho a partir das 17h, a área externa do Museu do Amanhã será palco de seu primeiro festejo junino, o Arraiá dos Vizinhos, realizado em parceria com o Cordão do Prata Preta – que há anos realiza cortejos de carnaval e arraiás já tradicionais na Zona Portuária, berço da agremiação. A festa celebra as heranças culturais da Pequena África, e trará expositores locais, comidas típicas, muito forró com a Banda Prata Preta e com o DJ Donni, e apresentação da Quadrilha Estrela Dourada. A entrada é gratuita mediante inscrição no Sympla. Os ingressos são limitados.
Em 21 de junho, na Galeria do Tempo, estreia a exposição Experimenta Ciência - SESI Lab e Museu do Amanhã, que convida o público a interagir com uma série de experiências analógicas e digitais. O objetivo é ativar o corpo e a imaginação, e sugerir um questionamento sobre nossa relação com o que nos rodeia. O projeto, que é apresentado pela Livelo com o patrocínio da Repsol Sinopec, é fruto de uma parceria institucional com o museu SESI Lab, de Brasília. Ingressos no Sympla.
Ainda no dia 21 e no dia 22, o Museu do Amanhã receberá o Festival LED – Luz na Educação, com a proposta de reimaginar o futuro da educação. Este ano, a edição do evento receberá palestrantes como a ativista, professora e filósofa norte-americana Angela Davis e o filósofo, líder indígena e escritor Imortal pela Academia Brasileira de Letras, Ailton Krenak. Além deles, diversos participantes e palestrantes passarão por lá. Todas as atividades serão gratuitas. A realização é da Globo e da Fundação Roberto Marinho em parceria com a plataforma Educação 360 – Conferência Internacional de Educação, da Editora Globo. A entrada é gratuita mediante inscrição no Sympla.
Ao longo de todo o mês, a partir de 3 de junho, o Arte do Amanhã 2024 – Residência Artística Tecnologia Afetiva, realizado pelo Laboratório de Atividades do Amanhã – LAA, que é apresentado pelo Santander Brasil, oferece workshops gratuitos que ocorrem online, semanalmente e às 19h, até meados de julho. O primeiro deles será ministrado por Luciana Rodrigues e tem como tema “Ética Amorosa”, focado na obra de bell hooks. Já no dia 10, Paulinho Sacramento discute questões relacionadas ao “Audiovisual”, enquanto em 17 de junho, o tema será “Sonoridade e Bioeletricidade”, apresentado por Negalê Jones. Encerrando o mês, dia 24, Walla Capelobo discorre sobre “Tecnologias Ancestrais”. As inscrições são gratuitas através do Sympla.