Zona Norte do Recife ganha Galeria de Arte a céu aberto



No próximo dia 19 de junho, a Morêdas, empresa de comunicação e inovação urbana com mais de meio século de atuação no Recife, dará mais um passo em seu projeto de transformar as ruas da capital pernambucana em uma galeria ao ar livre. A inauguração, será marcada por um coquetel para convidados e um cortejo musical comandado pela banda Raiz de Vento, além de relatos dos 13 artistas participantes sobre seus processos criativos. A concentração será às 18h, no Poço Cultural, Atelier dos artistas Jobson Figueiredo - que dá nome à galeria - e Nara Cavalcanti.

A segunda etapa da Galeria Jobson Figueiredo levará à Estrada Real do Poço, localizada no bairro do Poço da Panela, obras dos artistas Paulo Bruscky, Pietro Severi, Raul Córdula, Roberto Botelho, Roberto Ploeg, Romero Andrade, Suzana Azevedo, Thina Cunha, Antonio Mendes, Clóvis Fázio, Edson Menezes, Gabriel Petribú e Marcelo Silveira, reunindo uma diversidade de estilos e expressões artísticas ao espaço público. “Revivendo a proposta de Abelardo da Hora, nossa missão é transformar o Recife na maior galeria ao ar livre do mundo. Queremos que a Arte e a Cultura estejam ao alcance de todos, enriquecendo o cotidiano das pessoas e trazendo beleza e reflexão às ruas da nossa cidade. Este projeto é um marco na democratização das artes visuais e reafirma o compromisso da Morêdas com a inclusão cultural e o desenvolvimento social, além de homenagearmos Jobson Figueiredo, que foi peça chave na trajetória da empresa, nos últimos anos, e hoje está eternizado nesse tributo”, afirma Mário Morêda, representante da empresa.




SOBRE - A primeira etapa da Galeria Jobson Figueiredo, que fica na Rua Almirante Tamandaré , em Setúbal, na Zona Sul do Recife, foi inaugurada em maio deste ano e apresenta o resultado de uma seleção, por meio de um chamamento público, de artistas emergentes que, além de terem suas obras expostas, receberam uma bolsa ou auxílio, para a realização de oficinas educativo-culturais gratuitas para a população, na Galeria Janete Costa, no Parque do Lindu, também na Zona Sul da capital pernambucana. Os artistas selecionados foram Franci Castro, Jennifer Lima, Diego Martins, Tereza Perman, Lua Barral, Rafael Ferraz e Hiperbolizando Letras, por Filipe Simões.

O homenageado, Jobson Figueiredo, é um artista múltiplo e militante cultural, cuja carreira é marcada por significativa contribuição à identidade visual do Recife. Ao lado de Francisco Brennand, foi um dos idealizadores do Parque das Esculturas em 2001, concluindo recentemente a recuperação total do Parque com uma homenagem a Brennand e aos artistas pernambucanos, através da escultura “Brennand Eterno”, esculpida e confeccionada em bronze, assinada por ele e pela artista Nara Cavalcanti. Jobson também foi responsável pela restauração de outros pontos turísticos da capital pernambucana, como a Ponte Maurício de Nassau, a Sinagoga Kahal Zur Israel, o Museu do Estado e o Palácio do Campo das Princesas, entre outros trabalhos. Nascido em Barreiros em 1948, atua como artista plástico desde 1962. Ele é pintor, escultor, fotógrafo, produtor cultural, editor, restaurador e historiador, e detém um currículo com mais de 135 exposições nacionais e internacionais.

Jobson também é responsável pela criação do design de placas e postes de sinalização nas ruas do Recife e é um dos principais nomes por trás da história da Morêdas, chegando a ser sócio da empresa. Em parceria com sua esposa, a também artista plástica Nara Cavalcanti, mantém o “Atelier Jobson Figueiredo & Nara Cavalcanti”, no bairro do Poço da Panela, no Recife, e uma fundição em bronze localizada na cidade de Igarassu, em Pernambuco. Sua dedicação à arte e à cultura pública, incluindo seu trabalho como presidente da Associação dos Artistas Plásticos Profissionais de Pernambuco e sua luta pela inclusão de obras de arte em espaços públicos, reforçam a escolha de seu nome para a galeria ao ar livre.

Serviço:
Inauguração da segunda etapa da Galeria de Rua Jobson Fiqueiredo
Data: 19 de junho
Hora: 18h
Local: Poço Cultural, Atelier Jobson Figueiredo & Nara Cavalcanti, Estrada Real do Poço, 568, Poço da Panela, Recife.

PROGRAMAÇÃO


18h - Concentração no Poço Cultural: Atelier Jobson Figueiredo & Nara Cavalcanti

18:30 Cortejo pela Galeria Jobson Figueiredo com a banda Raiz de Vento e fala de todos os artistas participantes:
Antonio Mendes, Clóvis Fázio, Edson Menezes, Gabriel Petribú, Marcelo Silveira, Paulo Bruscky, Pietro Severi, Raul Córdula, Roberto Botelho, Roberto Ploeg, Romero Andrade, Suzana Azevedo e Thina Cunha.

19:30 Coquetel no Terraço Capibaribe



Redação
Redação

...