De boia fria a dono do próprio negócio: veja como empreendedor criou rede de franquias investindo em cachaças

Com origem humilde, Delfino Golfeto iniciou sua trajetória profissional como boia fria. Posteriormente, dedicou-se aos estudos, formando-se em Tecnologia de Açúcar e Álcool, e obteve pós-graduação em Gestão Empresarial. Assumiu, então, o cargo de gerente agroindustrial em diversas usinas. Contudo, o sucesso profissional não satisfazia seus anseios. Um de seus sonhos era estabelecer um espaço gastronômico, focado em proporcionar um ambiente familiar com excelência no atendimento aos clientes. Foi então que em 1990, Delfino concretizou a ideia de unir seu conhecimento e apreciação por cachaças a um restaurante, originando a marca Água Doce Sabores do Brasil, também conhecida como Água Doce Cachaçaria.

A rede foi precursora de um conceito de casual dining verdadeiramente brasileiro que valoriza tanto a gastronomia quanto bebidas autênticas nacionais, com destaque para a cachaça. Hoje, os 80 restaurantes da marca localizados nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, apresentam pratos típicos com um toque caseiro e regional, porções generosas, drinques criativos com ou sem álcool, além de uma carta que conta com a seleção de 60 tipos variados de cachaça.

No início, com recursos limitados, Delfino inaugurou o negócio em sua garagem, onde em um pequeno balcão improvisado oferecia cachaças e coquetéis variados para degustação. A habilidade de Delfino na seleção de bebidas, aliada às mãos talentosas de sua esposa Silvia Maria na preparação de quitutes deliciosos, contribuiu diretamente para a promoção da marca, que rapidamente se tornou referência em Tupã, no interior de São Paulo. Em 1993, com processos e padrões mais consolidados, a Água Doce inaugurou sua primeira unidade franqueada. O mercado respondeu positivamente, acelerando a expansão da marca em 1995 e atraindo investidores de várias regiões do Brasil.

A evolução prosseguiu e em 2006 foi criada uma Central de Distribuição Logística para atender às demandas dos restaurantes espalhados por diversos estados. Em 2013, a ABF elegeu a Água Doce como a Melhor Franqueadora do Brasil. Delfino foi inserido em 2016 no "Hall da Fama" da entidade, exclusivo para franqueadores premiados que contribuíram com a evolução do franchising brasileiro. Atualmente, Delfino preside a rede Água Doce e é proprietário do Museu da Cachaça, uma iniciativa sem fins lucrativos. Em 2024, a rede celebra 34 anos como pioneira em um conceito que destaca a gastronomia brasileira e bebidas autênticas nacionais, com ênfase na cachaça. Reconhecida pelo melhor Escondidinho do País em diversas versões, inclusive vegetarianas, a Água Doce consolidou-se como referência gastronômica em todo território nacional.

Planos Futuros

Seguindo com o plano de expansão da marca, a empresa desembarcou em três cidades com novas operações no primeiro semestre de 2024, sendo elas Taquaritinga e São José do Rio Preto, em São Paulo, e Uberaba, em Minas Gerais. Visando ingressar em outros perfis de municípios, a franquia possui três modelos de negócios, seguindo o perfil do público-alvo e de investidores locais. Até o fim do ano, são esperadas duas operações em shopping centers paulistas e a primeira unidade delivery. Como resultado, a franquia obteve incremento de 8% no faturamento entre janeiro e junho deste ano.

Outra aposta da rede de franquias foi a entrada no Varejo. Com o propósito de ampliar a experiência de consumo, a Água Doce investiu em produtos de marca própria com a intenção de levar o sabor do Brasil para dentro da casa do consumidor. Alguns itens, como a linha de condimentos, já estão disponíveis em supermercados, facilitando o acesso do cliente. Além disso, no primeiro semestre deste ano, a rede deu mais um passo importante com o lançamento dos drinques prontos que levam o nome e tradição da empresa. Todas as linhas Água Doce podem ser adquiridas online pelo marketplace parceiro da companhia.

“O projeto de marca própria tem como objetivo ampliar a experiência do cliente, permitindo que a jornada de consumo seja completa, englobando o atendimento presencial e online. Além disso, os produtos da Água Doce levam o DNA da marca para dentro da casa do consumidor, proporcionando a confraternização e a degustação de nossos sabores no conforto do lar, junto com a família e os amigos”, finaliza Delfino Golfeto.

Redação
Redação

...