A rede foi precursora de um conceito de casual dining verdadeiramente brasileiro que valoriza tanto a gastronomia quanto bebidas autênticas nacionais, com destaque para a cachaça. Hoje, os 80 restaurantes da marca localizados nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, apresentam pratos típicos com um toque caseiro e regional, porções generosas, drinques criativos com ou sem álcool, além de uma carta que conta com a seleção de 60 tipos variados de cachaça.
No início, com recursos limitados, Delfino inaugurou o negócio em sua garagem, onde em um pequeno balcão improvisado oferecia cachaças e coquetéis variados para degustação. A habilidade de Delfino na seleção de bebidas, aliada às mãos talentosas de sua esposa Silvia Maria na preparação de quitutes deliciosos, contribuiu diretamente para a promoção da marca, que rapidamente se tornou referência em Tupã, no interior de São Paulo. Em 1993, com processos e padrões mais consolidados, a Água Doce inaugurou sua primeira unidade franqueada. O mercado respondeu positivamente, acelerando a expansão da marca em 1995 e atraindo investidores de várias regiões do Brasil.
A evolução prosseguiu e em 2006 foi criada uma Central de Distribuição Logística para atender às demandas dos restaurantes espalhados por diversos estados. Em 2013, a ABF elegeu a Água Doce como a Melhor Franqueadora do Brasil. Delfino foi inserido em 2016 no "Hall da Fama" da entidade, exclusivo para franqueadores premiados que contribuíram com a evolução do franchising brasileiro. Atualmente, Delfino preside a rede Água Doce e é proprietário do Museu da Cachaça, uma iniciativa sem fins lucrativos. Em 2024, a rede celebra 34 anos como pioneira em um conceito que destaca a gastronomia brasileira e bebidas autênticas nacionais, com ênfase na cachaça. Reconhecida pelo melhor Escondidinho do País em diversas versões, inclusive vegetarianas, a Água Doce consolidou-se como referência gastronômica em todo território nacional.
Planos Futuros
Seguindo com o plano de expansão da marca, a empresa desembarcou em três cidades com novas operações no primeiro semestre de 2024, sendo elas Taquaritinga e São José do Rio Preto, em São Paulo, e Uberaba, em Minas Gerais. Visando ingressar em outros perfis de municípios, a franquia possui três modelos de negócios, seguindo o perfil do público-alvo e de investidores locais. Até o fim do ano, são esperadas duas operações em shopping centers paulistas e a primeira unidade delivery. Como resultado, a franquia obteve incremento de 8% no faturamento entre janeiro e junho deste ano.
Outra aposta da rede de franquias foi a entrada no Varejo. Com o propósito de ampliar a experiência de consumo, a Água Doce investiu em produtos de marca própria com a intenção de levar o sabor do Brasil para dentro da casa do consumidor. Alguns itens, como a linha de condimentos, já estão disponíveis em supermercados, facilitando o acesso do cliente. Além disso, no primeiro semestre deste ano, a rede deu mais um passo importante com o lançamento dos drinques prontos que levam o nome e tradição da empresa. Todas as linhas Água Doce podem ser adquiridas online pelo marketplace parceiro da companhia.
“O projeto de marca própria tem como objetivo ampliar a experiência do cliente, permitindo que a jornada de consumo seja completa, englobando o atendimento presencial e online. Além disso, os produtos da Água Doce levam o DNA da marca para dentro da casa do consumidor, proporcionando a confraternização e a degustação de nossos sabores no conforto do lar, junto com a família e os amigos”, finaliza Delfino Golfeto.
Outra aposta da rede de franquias foi a entrada no Varejo. Com o propósito de ampliar a experiência de consumo, a Água Doce investiu em produtos de marca própria com a intenção de levar o sabor do Brasil para dentro da casa do consumidor. Alguns itens, como a linha de condimentos, já estão disponíveis em supermercados, facilitando o acesso do cliente. Além disso, no primeiro semestre deste ano, a rede deu mais um passo importante com o lançamento dos drinques prontos que levam o nome e tradição da empresa. Todas as linhas Água Doce podem ser adquiridas online pelo marketplace parceiro da companhia.
“O projeto de marca própria tem como objetivo ampliar a experiência do cliente, permitindo que a jornada de consumo seja completa, englobando o atendimento presencial e online. Além disso, os produtos da Água Doce levam o DNA da marca para dentro da casa do consumidor, proporcionando a confraternização e a degustação de nossos sabores no conforto do lar, junto com a família e os amigos”, finaliza Delfino Golfeto.