69% dos clientes desejam cardápio mais saudável em bares e restaurantes


Pesquisa revela que 69% dos clientes não estão satisfeitos com a variedade de opções saudáveis nos bares e restaurantes, o levantamento foi realizado pelo Risposta em parceria com o Sindicato de Bares e Restaurantes do Rio de Janeiro (SindRio) e a Associação Nacional de Restaurantes (ANR). Diante deste cenário, Bianca Fraga, especialista em negócios gastronômicos, orienta ações estratégicas para os bares e restaurantes atraírem e fidelizarem clientes oferecendo alimentos mais saudáveis. Já Dr. Silas Soares, especialista em saúde integrativa e funcional, aborda os impactos e benefícios em manter uma dieta saudável.

“Os restaurantes têm se esforçado para oferecer opções mais saudáveis, porém ainda há um longo caminho a percorrer. Muitas vezes, esses alimentos disponíveis são limitados, pouco atraentes ou não tão saborosas quanto os pratos tradicionais. É importante que os restaurantes invistam em inovação e na criação de receitas que sejam tanto nutritivas quanto apetitosas para atender à crescente demanda por alimentos saudáveis”, comenta Fraga.

O estudo também aponta que quase 40% dos frequentadores de estabelecimentos se submeteram a algum tipo de dieta nos últimos seis meses, sendo que 27,2% decidiram diminuir a ingestão de carboidratos e calorias, 7% realizam jejum intermitente e 4,6% aderiram a outros tipos de dieta.

Bianca Fraga, que atua há 12 anos no mercado de food service, acredita que os bares e restaurantes vão precisar se adaptar aos novos estilos de vida, como a alimentação saudável. “Para se manter competitivo, o setor deve diversificar o cardápio, oferecendo uma variedade de opções saudáveis que atendam às diferentes necessidades. Além disso, é importante fornecer informações claras sobre os ingredientes, ajudando os clientes a fazer escolhas informadas. A inovação constante, incorporando novas receitas, e a oferta de uma experiência personalizada, onde o cliente possa adaptar os pratos conforme suas preferências, são estratégias essenciais para atender às novas demandas de alimentação saudável”, comenta a especialista.

Para não gerar desperdícios e aumento no investimento, Bianca orienta que os estabelecimentos podem integrar ingredientes que sirvam tanto para pratos saudáveis quanto para os tradicionais, evitando a necessidade de manter estoques separados. “Um cardápio bem planejado, que inclua pratos saudáveis e fáceis de preparar e ajustar conforme a demanda, também pode fazer a diferença. Também é importante adotar técnicas que minimizem o desperdício, como o uso integral dos ingredientes. Ouvir os clientes por meio de pesquisas para entender melhor suas preferências e ajustar o menu com base no feedback garante que as opções saudáveis sejam bem aceitas, evitando desperdícios e mantendo os custos sob controle”, orienta.

Importância da alimentação saudável

Para o Dr. Silas Soares, especialista em saúde integrativa e funcional, uma dieta desequilibrada, com frituras, gorduras e alimentos ultraprocessados, pode fazer com que pessoas tenham uma qualidade de vida inferior e, consequentemente, um sistema imunológico fragilizado, aumentando assim as chances de diversas doenças, como o câncer e diabetes. O profissional explica que a escolha de uma alimentação mais rápida e prática, além dos produtos industrializados, o alto consumo de fast-food são um dos principais motivos para a obesidade. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de um bilhão de pessoas no mundo, 1 a cada 8, vivem com obesidade. Já no Brasil, a proporção é 1 a cada 4 adultos, representando 24,3% da população, de acordo com os dados do Ministério da Saúde.

"Um hambúrguer, uma batata frita, uma pizza não oferece qualquer tipo de nutrientes para quem consome. O corpo precisa de vitaminas e de minerais para construir uma barreira de defesa em seu organismo, esses nutrientes só são fornecidos por alimentos saudáveis, através de uma dieta equilibrada com proteínas, fibras, carboidratos na medida correta", explica o Dr. Silas Soares.

Silas também pontua que é comum que muitos especialistas seguem o caminho de recomendar alimentos benéficos à saúde, mas para ele, é fundamental explicar quais são os que prejudicam o organismo, já que muitos desses alimentos estão presentes na rotina e podem ser até considerados como inofensivos por diversas pessoas.
Redação
Redação

...