Dona Déa e Paulo Gustavo (in memorian) são homenageados no festival de cinema de Barra do Piraí


Natural de Barra do Piraí, Déa Lúcia, mais conhecida como Dona Déa, será homenageada junto com seu filho, o ator Paulo Gustavo, no 9º Festival Internacional Estudantil de Cinema de Barra do Piraí que ocorre entre os dias 9 e 15 de setembro. Eternizada em filmes da franquia “Minha mãe é uma peça”, dirigidos por Paulo Gustavo, e atualmente comentarista no programa Domingão do Huck, Dona Déa vai receber também uma placa que celebra seu filho no último dia do festival.

“Antes da pandemia, o festival ia homenagear Paulo Gustavo por sua atuação no cinema, mas infelizmente não conseguimos e ele acabou falecendo. Agora faremos duas homenagens que muito nos orgulham. Depois de dois anos sem realizar o evento, retornamos apoiados também pela Lei Paulo Gustavo. Assim será uma emoção reconhecer a importância dele para o cinema nacional e à Dona Déa, por sua ligação com a cidade”, comenta Roberto Monzo, diretor do Polo Audiovisual de Barra do Piraí e organizador do Festival.

O festival conta com atividades formativas e três mostras com 25 curtas-metragens desenvolvidos por jovens do Brasil, Dinamarca, Suíça e Espanha. Realizado desde 2010, o evento é conhecido carinhosamente como “Oscar Estudantil Brasileiro”. Um júri técnico vai avaliar e premiar as produções. São eles: Daniel Bauerfeldt, ator, produtor e músico; Hsu Chien, diretor de cinema e TV; Janet Duarte Rockenbach, produtora executiva e de elenco; Leonardo Edde, sócio-fundador da produtora Urca Filmes, presidente do SICAV e produtor de filmes como ‘Tropa de Elite’ e ‘Nosso Sonho’; Paula Barreto, produtora, roteirista e diretora; e Ricardo Favilla, produtor, roteirista, diretor e curador de diversos festivais de cinema.

O projeto é patrocinado pelo Governo Federal, o Ministério da Cultura, o Estado do Rio de Janeiro e a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa através da Lei Paulo Gustavo.

O FESTIVAL

O Festival Internacional Estudantil de Cinema de Barra do Piraí foi criado como desdobramento do Projeto Luz, Câmera, Educação!, braço educacional do Polo Audiovisual de Barra do Piraí. Iniciado em 2010, o evento tem como missão ampliar as possibilidades de expressão do universo infantojuvenil, através de imagens e histórias. Composto por três mostras: Competitiva Local, Competitiva Nacional e Internacional, proporciona o intercâmbio entre jovens realizadores de todo o mundo e promove a reflexão acerca do conteúdo a eles destinado. Através deste projeto, o Polo Audiovisual de Barra do Piraí contribui para o desenvolvimento do cinema nacional, na medida em que forma plateia e revela talentos. O Festival é considerado carinhosamente o “Oscar Estudantil Brasileiro”. Em setembro de 2023, Barra do Piraí recebeu o título de ‘Cidade do Audiovisual’ através de uma Lei Estadual.

Redação
Redação

...